quinta-feira, 9 de junho de 2011

A absoluta ineficiência da Eletropaulo

Vivo em um bairro arborizado - Graças a Deus - e a alguns moradores que prezam e preservam suas árvores quase como um troféu.
O Poder Público passa longe daqui o tempo todo; às vezes agradecemos por isso e outras padecemos.
Tanto a Eletropaulo quanto a Prefeitura não fazem manutenção preventiva nas árvores e, qualquer chuva de vento é suficiente para que um galhinho qualquer toque na fiação e ficamos sem energia elétrica.
De imediato mando meu torpedo para o 27373 avisando da queda da energia e ficamos horas aguardando que um emissário da Eletropaulo venha restabelecer o fornecimento.
Horas!
O pessoal chega, corre a rua de carro olhando os fios e religa a luz numa operação que não dura mais que três minutos.
Horas para essa complexidade toda.


Anteontem aconteceu a falta de energia pela primeira vez às 11:30 e a luz foi restabelecida às 15:00.
Depois novo caiu às 18:13 e só tivemos a energia de voltou ontem às 16:13. Para combinar.
A desculpa de anteontem e ontem - sempre há uma desculpa - foi o vento excepcional.
Faço três perguntas:
1ª As equipes de emergência não deveriam estar dimensionadas para qualquer emergência?
2ª Você sabia que depois da privatização da Empresa essas equipes foram reduzidas a menos de um quarto do que eram? (informação que já obtive há mais de um ano; pode ser que o quadro esteja ainda menor).
3ª Se a Eletropaulo ainda fosse estatal, você não estaria ouvindo pela mídia toda que ela seria ineficiente por ser do governo e precisaria ser privatizada?

E saiba de mais um detalhe cavernoso: A Eletropaulo vai abater o tempo que faltou luz somente daqui quatro contas. Isso mesmo, contas.
Da última vez que faltou energia em três dias seguidos e numa dessas ocasiões por mais de oito horas, o abatimento foi de R$1,25.
Então, pegue sua conta e repare que existe um quadro onde se informa quantas vezes se ficou sem luz no período, tempo de interrupção, etc. Veja que o critério, se assim pode ser chamado, é alterado mês a mês e não existe uma lógica para quem é um consumidor simples, como eu, por exemplo.
Terrível!
Mais um detalhe bastante cômico, que meus patrícios certamente morreriam de rir: quando se consegue falar nalgum dos vários 0800 – ontem não se conseguia falar nem com a Ouvidoria – a simpática atendente eletrônica informa que você pode entrar em contato com a Eletropaulo TAMBÉM ATRAVÉS DA INTENET!!!
Como vou utilizar a internet sem luz, ora pois?!
Enquanto isso nós vamos cotando valores de geradores e somando gastos para podermos manter a casa dentro da normalidade que é hoje nosso mundo.
Infelizmente perdi a despedida do Ronaldo Fenômeno na seleção e a noite teria sido completamente perdida se não fosse a minha mulher chamar para uma pequena conversa a dois. É, não foi tão mal!
Mas não precisávamos ficar vinte e duas horas sem energia elétrica para isso. Graças a Deus de novo.

Agora que voltou a energia, aceitam um cappuccino?

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