sexta-feira, 18 de março de 2011

Araçá ou Psidium Littorale


Para quem não conhece a fruta abaixo, este psidium littorale, por nós chamado araçá, tipo vermelho. Existe também o amarelo.
Passei boa parte da minha vida chamando-a de Goiaba, até ser informado que a goiaba é maior, mais carnuda e mais saborosa e atende pelo nome científico de psidium guajava.

Então quis saber o porquê desse nome de origem tupi, araçá.
Nos dicionários diversos encontramos uma infinidade de tipos de araçás, até mesmo de famílias diversas das Mirtáceas, como as Melostomáceas e Rubiáceas.



Recorri então ao dicionário do nobre professor Silveira Bueno e tenho que confessar que fiquei bastante decepcionado.
A resposta foi inconclusiva:
“Fruto do Psidium, fruta silvestre de sabor agradável”.
Tentei analisar a palavra desmembrada, ara - ça.

Ara tem uma infinidade de aplicativos: agarrar, acontecer, colher, nascer, suceder, ocorrer, alto – a parte superior e até mesmo a espiga do milho.
Ça se aplica de forma geral em palavras ligadas ao Olho (Eça).
Encontra-se, por exemplo, em Sapucaia: yaça-pucaia. (fruto), ça (Eça – olho), puçá (saltar). Fruto em forma de olho saltado ou fruto que faz saltar o olho ou dá vontade de comer.

Após a leitura de praticamente todo dicionário de Tupi - Português e uma análise profunda de outras palavras que contém as sílabas Ara e Ça cheguei à tosca conclusão que o ARAÇA é o fruto que todo mundo confunde com a goiaba, cheira como goiaba, tem gosto parecido com a goiaba, mas não é a goiaba.

Temos um pé de araçás no jardim de casa e esta é uma época peculiar.
Os frutos caem com violência no telhado da garagem, dando seguidos sustos em nós e nossas visitas.
Nestes tempos a limpeza das telhas tem que ser feita, no máximo, a cada duas semanas e o que caiu lá quase enche um saco de 100 litros.
Outras se espatifam no chão e deixam o cheiro de goiaba, digo, araçá, por todo o jardim e pela sala de casa.
Os raros frutos que conseguimos colher inteiros são sempre digeridos com muito cuidado, com a lembrança de um ditado sempre repetido por mamãe:
“Pior que encontrar um bicho na goiaba, é encontrar meio bicho na goiaba”.
O mesmo se aplica aos araçás.

A maioria absoluta dos frutos já cai bicada por pássaros que, nestes dias, apresentam uma boa aparência e devem estar em boa saúde.

Lembrei-me de uma citação de Jesus, no evangelho de São Marcos: “Olhai as aves do céu; elas não semeiam, nem colher, nem guardam em celeiro e o Pai do Céu as alimenta”.

Bom, estamos fazendo a nossa parte no plano divino...









Aceitam um cappuccino?

Um comentário:

Graça disse...

Adorei !!!!!
Um viva às goiabas!ops!araças!
Parabéns
Graça