sexta-feira, 18 de junho de 2010

Um simples gesto com muito significado

Infelizmente vou contar o milagre sem contar o santo. Promessa é promessa. Não posso dar o nome da pessoa em questão.
Hoje, passado o jogo surpresa onde a Sérvia provou que não existe bicho papão no futebol, sai no meu portão, como de hábito, para ver as coisas como andavam.
Como com o passar do tempo aprendi a ouvir mais que falar - o que no meu caso beira outro milagre - passei um bom tempo ouvindo um amigo aqui do bairro comentando sobre a vida.
Lamentamos a perda do Saramago, as opções eleitorais, as perdas de nossas árvores e, para minha surpresa ele, de repente, abriu a caixa de ferramentas do seu coração e começou a expor as feridas do seu relacionamento familiar.
Chorou a distância dos filhos e seus problemas financeiros, a pouca saúde dos sogros que provoca grande desgaste para sua mulher e tristeza para ele e, depois de muitas lamúrias chegou a um escorregão íntimo: confessou que não ouve sua mulher dizer “eu te amo” espontaneamente desde o dia dos namorados do ano passado.
“Sei que ela gosta de mim e digo “eu te amo” com freqüência porque eu sinto isso; hoje, de todas as coisas só quero ouvir essa frase saindo de sua boca”.

Apesar de ter acordado paciente, tenho o péssimo hábito de assistir todos os jogos das Finais da Copa e, assim assim, me despedi do meu amigo após um abraço e um agradecimento por ouvi-lo e entrei.
Ainda ouvi seu pedido de manter nossa conversa em segredo.

Pensei um bocado na sua tristeza e seu desejo e, por via das dúvidas, vou sair falando “eu te amo” para todos que eu efetivamente amo, principalmente os mais próximos como meus familiares e amigos. Essa frase não pode ficar esquecida ou ser dita somente durante as safadas regalias.

AMO VOCÊS!

Aceitam um cappuccino?


Dedicada a José Saramago pela imensa alegria que deu ao mundo com sua escrita e por levar e elevar a Língua Portuguesa a todos os cantos do mundo.

4 comentários:

Edeli Gomes Guedes disse...

Arnaldo, adorei seu texto. As pessoas no dia-a-dia se esquecem da importância destas palavras simples, porém mágicas, que trazem paz e alegria, e muitas vêzes só dão conta do quanto amaram, quando já não tem mais a pessoa ao seu lado. "Pena"
Um abraço /Edeli

Arnaldo Onça disse...

Olá Edeli!

Vamos aprocveitar a vida na sua plenitude.
Abraços
Onça

Isabel disse...

E bom ter alguem, para nos ouvir, quando precisamos... Amigos sao para essas coisas
um abraco, direto da California, para nosso padrinho e tb para a Tia Elisa nossa madrinha
Isabel & Flavio

Arnaldo Onça disse...

Aproveitem o sol para aquecer seu dia a dia, que o frio aqui está uma tristeza.
Beijos para vocês e para nossa querida Luciana.