quarta-feira, 10 de março de 2010

Rainha da noite, ou HYLOCEREUS UNDATUS.


Minha amiga Mirian Ferrari lembrou que a comemoração do Dia Internacional da Mulher teve como fato gerador uma tragédia.
Ela tem razão.
Talvez seja algo atávico na Humanidade esse gosto pela tragédia. O fato mais lembrado na vida de Jesus Cristo é sua crucificação e não seus milagres.

Voltando à comemoração, mandei no dia 8 de março, com muito gosto, às minhas amigas, uma mensagem com a foto de um MANACÁ florido, numa alusão à beleza feminina em sua magnitude, a luta para seguir e refletir a luz do sol, numa parábola à vida, alegria e rosário das mulheres.
Também coloquei a foto ao lado, uma planta conhecida como Rainha da Noite, que algumas pessoas nomeiam por engano Dama da Noite.
A Rainha da Noite é conhecida pelo nome científico HYLOCEREUS UNDATUS. Trata-se de uma flor que cresce por cerca de uma semana e depois começa a abrir ao cair da noite, tendo seu ápice à meia-noite real, magnética, desprezado o horário no relógio. Após mostrar sua beleza sem pudores, seu perfume delicado tal qual a brancura de suas pétalas e uma mulher que amou e amou bastante, recolhe-se do seu esplendor e descansa serena.

Essa flor é associada, no Oriente Médio, à fartura e prosperidade. Diz-se por lá que, conforme a quantidade de flores que nasce na passagem do ano será farta ou pífia a colheita e a alegria da casa onde está plantada.

Já a Dama da Noite tem o nome científico CESTRUM NOCTURNUM, e é caracterizada por vários cachinhos de flores que abrem como estrelas, como podemos ver nesta foto capturada na internet.

Foi uma Dama da Noite a responsável pela compra da casa onde moramos, mas isto é outra história.

Dedicada ao meu amigo José Alberto de Mello Brandão, grande bailarino, que hoje chegou aos jardins divinos..

2 comentários:

Jopsé Antonio disse...

Tem uma senhora que possui essa planta, Rainha da Noite, aqui na nossa rua. É na casa que era do lado da casa da dona Joaquina.

Ela adora mostrar.

Um abraço!

Tum

flora disse...

Olá Onça, qto. tempo...
É sempre bom ler seu blog, além de aprender muito. Não conhecia a raina da noite, é linda . Por falar em flores, depois de matarem as lindas primaveras com 4 cores diferentes que ficavam próximas a grade limite da face frontal da AABB, a outra planta que colocaram no lugar, tb já mataram!!!
Que saudades dos antigos jardineirosda AABB, que não tinham diploma, mas tinham coração. Ah, a propósito, lembra das lindas roseiras em frente ao ginásio "A"? Garanto que meu pai ia ficar muito mais feliz com elas la´,no espaço que recebeu seu nome.
um abraço a toda família. Flora