quinta-feira, 2 de abril de 2009

Seja Bom


Dia desses estava vendo o final do filme E.T., enquanto zapeava a TV justamente na hora da cena que os garotos voam com suas bicicletas.
Delícia de filme.
Aí veio a frase famosa: “Seja boa!” dita pelo extraterrestre à garotinha vivida pela então pequena Drew Barrimore.
Pensei sobre o assunto.
Ser bom deve servir para alguma coisa, ainda que não imaginemos uma futura recompensa no reinos dos céus.
O mundo é atavicamente Yin e Yang e isso me remeteu à consideração:
O problema está na fila do outro lado.
Imensa, juram os entendidos.
Colossal, pensam os crédulos.
Realmente, se levarmos em conta apenas a fila dos ex-habitantes do Brasil, só os banqueiros, que intercalam seus lugares com os advogados, formarão um cordão sem fim, desenrolado escada a baixo.
Adicione-se ainda os jogadores de futebol que cobram e perdem pênaltis, aí a coisa vai ainda mais longe.
Parei de escrever para atender o telefone e minha mulher leu o que escrevia por sobre o meu ombro e não hesitou em perguntar: E os políticos?
Caramba, agora que a fila não vai mesmo terminar: são vereadores, deputados estaduais e federais, senadores, prefeitos, governadores, presidentes, vices, assessores diretos que também são políticos enviesados, primeiros irmãos, cunhados, sogros, em suma, não tem fim.
Meu cunhado, ao saber o que eu escrevia também lançou seu palpite: os médicos, não esqueça dos médicos.
Contrapus minha opinião que a maioria esmagadora dos médicos que conheci era boa e estarão, certamente, na fila do outro lado...
a que sobe.
Quando criança me contavam que até as portas do inferno, os infelizes desafurtunados tem que atravessar o caminho descalços, no gelo e na neve, com dores incríveis mercê da falta de circulação.
Com essa fila que chegando à boca do metrô, acho melhor me comportar bem.
Mesmo com a desvantagem de enfrentar uma fila maior; afinal, a maioria dos meus amigos, você inclusive, são muito bons de alma e comportamento e comporão esse caminho.
A vantagem nessa fila por certo será a serenidade da travessia.
E a escada rolante nesse caso funciona.
Quer dizer, eu acho...
Preocupado com minhas considerações e suas conseqüências, por qualquer maldade que eu tenha feito, por favor, me desculpem, inclusive meus advogados.

Dedicada aos meus amigos Waldo, Gisele e Maurício Cantagallo, Ronidei e Ana Paula Botelho, Lauro Rodrigues Oliveira, João Bosco, Nelson Paffi, Ana Rosa Marafuz e Carlos Fernando Valle Lima Filho.
Aceitam um vinho tinto?

2 comentários:

Márcia Leopoldo disse...

Arnaldo ,
bom bia!
Como posso adquirir o Guia da Florida e Disney?
Vi no seu blog que está esgotado,mas será que a gente não encontra em alguma livraria para comprar ainda?
Vc tem o local onde ele foi vendido?
bjs,Marcia
PS:
Não esqueça de colocar na fila os "de boa intenção",pois segundo os crédulos e minha avozinha, o inferno tá cheio!!

Hélio Carneiro disse...

Companheiro,
Li mais de 60% de suas reportagens no 'blog'. Excelentes. Gostei muito do 'carão' no bispo que desabençoou pessoas abençoadas por entes muito mais elevados que ele...
Não votei dando opinião sobre os 6 x 1... Lembrei-me daquele histórico e vergonhoso placar de 6 x 0 (Argentina X Peru).
Abração,
Hélio