segunda-feira, 13 de abril de 2009

Lendas e mitos na internet



Sinceramente estou estupefato com o nível de lendas e mitos que recebo via internet.
A coisa anda tão disseminada que, adivinhem, já surgiram vários sítios de desmentidos e contra provas que desmontam, uma a uma, as lendas que correm por aí.
Eu mesmo me incluo entre aqueles que repassaram mensagens inverídicas.
No meu caso falhei ao repassar para alguns amigos fotos que seriam da casa do Edir Macedo e não eram.
Não importa a brincadeira que fiz.
ERREI MESMO.
As fotos já haviam sido atribuídas à residência de um ditador africano e outras pessoas desafetas.
Fiquei chateado comigo mesmo, por que normalmente investigo tudo.
A recente ameaça do Power Point, por exemplo, é notícia de boa fonte. Veja abaixo, com fonte alterada por mim para harmonia do texto:

April 03, 2009
Hackers seize on zero-day flaw in Microsoft's PowerPoint
Independent security company Secunia has rated the PowerPoint vulnerability 'extremely critical,' its highest-risk ranking

By Jeremy Kirk IDG News Service
Microsoft warned Thursday that hackers are actively exploiting a software vulnerability in PowerPoint, the company's presentation application.
There's no patch yet for the bug, which could allow an attacker to completely control a computer. It affects Office 2000 Service Pack 3, Office XP SP3, Office 2003 SP3, and Office 2004 for Mac, Microsoft said in
an advisory. Office 2007 is unaffected.

Outro e-mail que recebi, sobre a Coca Zero, dava conta de um componente de um refrigerante que está proibido nos Estados Unidos, mas é permitido no Brasil.
Fui ao sitio do fabricante e não me convenci com as explicações ali publicadas. Todavia, não me convenci com o texto do e-mail também.
Meu conforto pessoal é saber que não bebo esse refrigerante. Aliás, nem mesmo meu Guaraná tenho tomado.

Também passei a apagar, sistematicamente e por prazo indeterminado, todos os e-mails recebidos de quem me passa e pede para passar correntes. Não importa a qualidade do pedido. Estão no Purgatório, digamos assim.

Não se preocupe você que passou informação útil, coisa do tipo como reconhecer um AVC e assuntos correlatos. Eu investiguei as mensagens e a procedência pareceu confiável a ponto de repassá-las.

Outras coisas que peço encarecidamente não me mandem são os seguintes e-mails:
a) Fim do 13º aprovado na Câmara;
Procurem se informar na Câmara ou no Senado que vocês descobrirão coisas bem piores que estão sendo feitas por lá. Se é para desopilar sua ira, Brasília tem inúmeras maneiras de irritá-lo e você pode passar adiante uma mensagem verdadeira.
b) Rede Globo usa o Dinheiro do Criança Esperança para abater no imposto de Renda;
Este é até mesmo uma crueldade. A própria Globo adverte: “O dinheiro é depositado diretamente na conta da UNICEF e não pode ser abatido no imposto de renda”.
Quem forjou esse e-mail não está prejudicando a Rede Globo. Prejudica crianças necessitadas.
c) Mapa do Brasil adulterado nos Estados Unidos;
Já escrevi sobre este assunto aqui no blog na postagem de 24 de fevereiro de 2008;
Procurem na internet – você já está plugado - a tal de Un introduction of Geography de David Norman e verão que esse livro não existe.
Quem me mandar esta mensagem, além de me dar a triste notícia que não está lendo meu blog, estará passando vergonha.

E como recebo muita coisa boa também, vejam as fotos de autor desconecido que me mandou meu amigo Arnaldo Jordão.
Caso você seja o autor destas fotos, publicarei seus créditos.







































Parabéns ao José Antonio por seu Aniversário.



Aceitam um cappuccino?


Um comentário:

Unknown disse...

Primeiramente, seu blog é muito legal, humano. Realmente temos que tomar cuidado com o que veicula na internert. Também não me agrada correntes, principalmente aquelas com falsos apelos moralistas. Bjs.
Monica