quarta-feira, 5 de novembro de 2008

As lições que ainda não aprendemos


Se existe uma motivação humana que certamente não desaparecerá é a esperança.
É a nossa aposta diária em algo que temos em mente.

A esperança nos motiva a comer aquele merengue com calda de chocolate, pois é nossa confiança na esperança que nos faz imaginar que a balança não agregará algumas gramas a mais em nosso peso.
Por aí podemos ver que a esperança e a confiança andam juntas.
Não imaginamos que nosso amanhã será melhor se não existir um fiapo de confiança nisso.

Foi assim que o Equador derrotou a seleção brasileira nas Eliminatórias da Copa do Mundo de Futebol em 17 de novembro de 2004.
A aliança da falta de ar provocada pela altitude, com a falta de atitude da seleção brasileira levou o público a gritar insistentemente “Si, se puede” repetidamente até que o avante Gomez, aos 31 minutos do segundo tempo, deu um chutão despretensioso em direção ao gol brasileiro e a bola pegou de raspão num beque, se não me engano o Roque Júnior, e desviou do Dida até o fundo do gol.

O grave problema da esperança é sua pouca capacidade de trabalhar com o peso da responsabilidade e, mais difícil ainda, seu próprio peso.

Ainda tenho em minha mente a esperança que me levava a dizer que “o Brasil pelo menos virará o barco de rumo” após as eleições de 2.002. Só não imagina que o rumo seria esse onde a nave raspa toda hora nos cais da canalhice, do desvio de função e dinheiro, do clientelismo barato.
A cada eleição sempre temos em mente que alguma coisa sempre melhora, por inércia. É pena que alguma coisa sempre piore, por atitude.

É por isso que fico extremamente preocupado com o que será feito com o Presidente Obama.
Ao olhar o mapa das eleições norte-americanas pude ver que os estados confederados votaram na parte conservadora, na alegria da guerra e, principalmente, na pele branca do herói de guerra.

De um lado temos aqueles que não agüentam mais a situação de vida que tiveram até hoje, e isso se aplica aos jovens negros e brancos que querem mesmo algo diferente do que lhes é oferecido hoje.
Do outro temos toucas brancas guardadas na gaveta da sala, prontas para serem usadas com cruzes flamejantes tão logo passe da meia-noite do dia 19 de janeiro do ano que vem.
É uma nojenta e difusa idéia, basta ver uma das manchetes na internet de hoje aqui no Brasil repetirem – como de hábito – o que dizem os conservadores americanos: “O desafio de Obama será entregar todos os sonhos que prometeu”.
Você que ainda não tem 30 anos e está lendo estas linhas eu pergunto:
Tudo que seu pai ou sua mãe prometeu para você, eles cumpriram?
Você que tem mais de trinta:
Você conhece algum político que tenha cumprido tudo o que prometeu? Unzinho só?

Assim como Martin Luther King, esta noite eu também tive um sonho:
Sonhei com o dia que toda imprensa do mundo assinará um compromisso de não ser idiota e trabalhar pela melhora da vida no planeta da mesma forma que cobra isso dos políticos e pessoas públicas.
Sonhei com um planeta livre do falso puritanismo e de forma sincera se livrasse do interesse pelas travessuras orais de atrizes americanas.
Sonhei com um mundo sem programas de televisão chamados de espetáculos realísticos, com pessoas vendo outras pessoas fazendo sob lençóis o que eles deveriam estar fazendo com as pessoas que dizem amar.

E como a esperança é mesmo um sentimento maravilhoso, sonhei que o Pelé voltou a sua melhor forma e voltou a jogar no Santos.

Aceitam um cappuccino?

Dedicada aos meus amigos Wilson Shigueo e Umberto Urban.

7 comentários:

Anônimo disse...

Olá,

Hoje iniciei o dia com a seguinte frase no meu msn:"Eu tenho um sonho. O sonho de ver meus filhos julgados por sua personalidade, não pela cor da sua pele." - Martin Luther King.

Adorei o seu texto, Arnaldo!

Vai de encontro com o que penso e com a redação que fiz há pouco menos de um mês, para o vestibular na qual fui aprovada no Curso de Direito.

Um forte abraço,

Anônimo disse...

Maravilhoso Paulinha.
Parabéns pela sua aprovação.

Você certamente fará as coisas Direito.

Arnaldo

Anônimo disse...

Olá



Quando Pandora abriu a caixa de onde escaparam todos os males do mundo, a única coisa que restou lá no fundo foi a Esperança. Assim, vamos esperançar!



Abraços!



Tum

Anônimo disse...

Como de costume, segue meu recado:

Tio, tá chegando o novo ano e a esperança vem com ele, pelo menos até dia 2...
Dizem que não somos racistas, mas todos estão falando do presidente negro e estão esquecendo daquele estudande
da Universidade de Harvard...
Espero que os americanos não cruzem os braços esperando que este que estará no comando salve o país, como fizemos
com o primeiro presidente pobre e da massa.
Agora, sonhar que o Pelé vai voltar.... só falta querer que o Corinthians seja campeão da Libertadores 2.009...

Anônimo disse...

Caro Rodrigo:

Quando nos anos 70 se fez um filme sobre o maior sonhador já imaginado pela literatura, Dom Quixote de La Mancha, Joe Darion, que foi encarregado de escrever os versos da música tema do filme, escreveu versos maravilhosos, ainda melhores depois da tradução de Chico Buarque:
"Sonhar, mais um sonho impossível..."

As possibilidades são duas: ou a esperança ou a nostalgia.

Anônimo disse...

Onça,

Gostei do seu blog, você fala de sua família, seus amigos, política internancional, etc., com um jeito só seu, com suas opiniões, concorde ou não com elas ...

O que chamou atenção é que não achei uma única matéria sobre a CASSI, se foi falha minha de localização, por favor me indique onde está .

Abraços

Marcão

Anônimo disse...

Olá Marcão!

Olha, eu tenho tenossinovite, acho que você deve até se lembrar disso. Então eu escrevo com restrições e procuro mais fazer textos mais provocativos e leves, sem entrar em grandes celeumas. Seria o caso se eu escrevesse sobre a CASSI. É uma Entidade que está sobre o fio de corte do machado, como diria meu pai.

Se falar mal tomo muitas cacetadas; se falar bem, tomo mais ainda.

Mas não deixa de ser uma boa sugestão.

Grato pelas palavras amigas.

Feliz de conversar contigo novamente.

Abraços

Onça