terça-feira, 20 de outubro de 2009

Jasmim-do-cabo



A flor ao lado, cujo nome científico é Gardenia Jasminoides, assim teria sido batizada em homenagem ao naturalista escocês Alexandre Garden.
No mundo todo é chamada de gardênia, exceto em Portugal onde é nominada jasmim-do-cabo.
A princípio imaginei que portugueses tivessem se deixado levar pelo Jasminoides, mas como isso seria um erro grosseiro, fui fazer minhas pesquisas.

Descobri que todas as outras plantas denominadas jasmim pertencem a família Jasminum, nome derivado do persa Yasmim que significa, pasmem, Flor de Jasmim.
Naturalmente.
Existem mais de seiscentas diferentes plantas chamadas de Jasmim ou Jasmim e um complemento, como por exemplo:
Jasmim oficial ou verdadeiro, Jasmim-amarelo, Jasmim-mangá, -azul, -da-beirada, -da-virgínia, -de-veneza e por ai vai.

Mas jasmim é jasminum e gardênia não é.

Gardênia pertence à família das rubiáceas, ou seja, muito mais próxima do café do que dos jasmins.

Comecei a associar o que se passava com a expressão “Bodas de Crizo”, aquela ninguém sabe explicar o significado, e fiquei com mais uma dúvida na minha cabeça:
Quem terá sido o infeliz que deu o nome de Jasmim-do-Cabo para Gardênia?
“-DO-CABO” por quê?
Se a planta fosse originária da África do Sul, daí Cabo da Boa Esperança, teria alguma lógica.
Entretanto a flor é nativa da África tropical, acima das savanas.

De sopetão me veio à cabeça a música, clássica, composta por Rafael Hernández, “Perfume de Gardênia”, que começa assim:
“Perfume de gardenia, tiene tua boca, bellísimos destellos de luz em tu mirar”.
No meu sofrível Espanhol traduziria:
Perfume de gardênia tem tua boca, belíssimos brilhos de luz em teu olhar.

O romantismo da letra despertou a imaginação e me vi cantando essa música para minha mulher, romântico, de olhos semi-serrados, tentando seduzi-la:
Perfume de jasmim-do-cabo, tem tua boca....

E a Elisa respondendo:
- Que lindo querido...

Aí ela apaga a luz, vira de lado e diz:
- Boa noite.

Vamos combinar, nesse linguajar não dá mesmo para pintar um clima.


Aceitam um cappuccino?

3 comentários:

Fabiano disse...

Simplesmente GENIAL o texto. Faz tempo que não leio algo assim tão bem proseado, com tanta cadência, espírito de fina ironia e, ao mesmo tempo, informação.

E pode deixar anotado. Sou sobrinho dele. Com orgulho.

Unknown disse...

Gostei de ver seus conhecimentos, eu também gosto muito de conhecer as flores. Minha filha colocou em seu convite de casamento estampado Jasmim manga, eu teimei com ela que era o Jasmim do cabo, mas não fui pesquizar. Agora tive essa feliz surpresa com sua pesquisa e comentários. Só sei que todos são perfumados. O jasmim do cabo tenho bem na entrada da minha casa, ele flore muito e é bem perfumado. Abraços.

Nossa Toca disse...

Vejo que meu irmão teve o mesmo gosto que eu...Adorei o final!