quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Justiça seja feita

Meu irmão mais velho, que por ser mais velho... deixa para lá, me deu um puxão de orelhas com relação ao meu texto de despedida do Tio Dito.
Efetivamente eu cometi um erro matamático primário: minha lista de filhos do Vovô Sabino já possuia treze nomes. Eu desconhecia a existência do Álvaro e após a mensagem do José Antonio me senti explicado na frase tantas vezes repetida pela Vó Sinhá:
“Quando morreu filho meu agradeci a Deus porque era mais um anjo no Céu e menos uma boca para meu marido sustentar”.
Espero que, além da homenagem ao Tio Dito também entendam esta correção às contas como uma homenagem também ao Tio João, Tio João Tonto, pois "in pectore" eu já o tratava assim.

Abaixo a bronca do mano Tum, cuja correspondência exponho abaixo e já explico que os nomes citados são no começo e no final da mensagem são os filhos da primeira e da segunda esposa:

"Jerônimo, Zéquinha, Osório, Natividade e Roldão, se não esqueci algum!
Mais João, bastardo, com uma deficiência na fala que hoje não seria impeditiva, mas que na época era um fator de marginalização e que por isso não estudou e sempre foi tratado como tonto. João Tonto, era como sua irmãzinha Lourdes o chamava.
Vivia com tio Otavio e era bem tratado, mas jamais alguém admitia que fosse irmão.
Quando recebemos a visita do neto do Jerônimo ficou evidente, olhando para a foto do João que papai tinha na parede, que eram da mesma estirpe.
Papai gostava dele e o tratava bem, sempre levava fumo de corda para ele, trabalharam juntos na lavoura que papai fez.
Mas escondiam a verdade das crianças; só depois que o questionei é que acabou contando que João era fruto de uma relação de Sabino com uma mulher "da vida" - sabe Deus que critérios usaram para qualificar assim a infeliz - e que nosso avô o pegou para criar. Por isso ele era tratado como uma "caridade" da família.
Dizer que eram dez, talvez onze, é perpetuar a injustiça.
Idalina, Dito, Antonio, Otavio, Luiz, Alvaro - morreu criança - José e Lourdes. Portanto, 14 filhos.
Um abraço!
TUM

Nenhum comentário: