quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

O PROBLEMA SÃO AS ESTATAIS QUE DÃO PREJUÍZO.


Muito se vocifera sobre o Estado se desfazer das Estatais, que deve ficar somente com suas funções e sair da Economia.
Em suma, é muita gente que não tem uma ação sequer, não tem R$1.000,00 na poupança, deve no cheque especial, dando palpite na Economia.
E ainda que não se enquadrem o perfil acima, o que vemos é sempre se manifestarem aqueles que tem um forte interesse na privatização de uma determinada estatal ou, se for político, certamente tem um interesse escuso na transação.
A conversa mais comum que corre por aí, principalmente no meio que vivo, é a privatização do Banco do Brasil, da Petrobrás e Eletrobrás.
Fatiando a questão, a Eletrobrás deve mesmo ser privatizada (mesmo de ênfase, não de concordância pessoal), pois o Estado está sem capacidade de investimento.
Se for feita a privatização, será péssimo. Veja como era em São Paulo o atendimento da Light e como ficou quando se transformou em Eletropaulo e agora Enel.
Uma lástima.
Não creio que os investimentos superarão as dores de cabeça dos consumidores.

A Petrobrás se livrará alguns penduricalhos que só dão despesas. Entretanto, se livrará de algumas empresas boas. Mas mostrou uma enorme capacidade de se recuperar e dá e dará lucro fantásticos.

O Banco do Brasil para quem não sabe, tem  mais de 72.000 ações trabalhistas.
Isso pesa muito mais que o valor dos seus imóveis.
Aí o Presidente da República diz que não será privatizado e o seu subalterno, muito mais subal que terno, presidente do Banco, sai anunciando que vai na direção contrária.
E o pior: depois de desmentido, não entregar o cargo e sim ficar na sinecura com cara de bunda.

Essas três estatais que citei, juntas, darão um lucro, este ano, parecido com o que deram no anos passado, cerca de 70 bilhões de Reais, mais ou menos 9% do que o Governo pretende economizar com a Reforma da Previdência de triste realidade.

Ou seja, o negócio não é privatizar simplesmente; é se livrar de Trem Bala e outras porcarias, pois quem dá lucro tem que ficar, sim, no Governo! Diminui a nossa necessidade de aumentar impostos.

Aceitam um cappuccino?

Nenhum comentário: