segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Dicas para colocar suas fotos no Facebook e na Internet.

Uma amiga observou que minhas fotos têm visualização mais rápida no Facebook e quis saber o porquê.
Ela também comentou que suas fotos demoram uma eternidade para “baixar” e são muito lentas na transição para visualizar a próxima foto.

Então aqui vai a dica:
As fotos têm uma resolução e normalmente as pessoas escolhem colocar nas suas câmeras uma programação de foto com resolução média, para poder tirar mais fotos.
Essas resoluções, em torno de 2000 X 1600 pixels, resultam em fotos muito próximas a 1 MB.
Se a resolução for ótima, os arquivos sobem para algo próximo a 4 MB.

Existem programas “livres” na internet, como o GIMP que, com alguma prática, se consegue baixar essa resolução para algo em torno de 300 KB.
Também quem sabe manusear bem o PHOTOSHOP consegue essa proeza.

Eu, particularmente, uso o MICROSOFT OFFICE MANEGER PICTURE, o Office.
É mais fácil.
Basta selecionar a foto e, com a tecla direita do mouse solicitar ABRIR COM... o Office.
Você pode EDITAR as imagens, com várias funções como: cortar, equilibrar brilho e contraste, etc.
Abaixo de EDITAR tem dois comandos: Redimensionar e Compactar imagens.
Selecione COMPACTAR e coloque a opção DOCUMENTOS. (Caso se selecionar “Páginas da Web” ou “E-mails” a foto será redimensionada no tamanho também, - pequena ou bem pequena - e quando se tentar abrir no Facebook ela apresentará distorções graves, perdendo detalhes).

Ao clicar “Documentos” irá aparecer a informação que as imagens serão dimensionadas numa janela de 1024 X 768 pixels. Além disso se vê o total estimado de KBs de foto.
Clique OK e depois vá em ARQUIVO, SALVAR COMO... e salve sua foto com um novo nome, por exemplo: RiodeJaneiro.04B

Depois, ao fechar o Office e vai aparecer a mensagem: “Há alterações que não foram salvas”.
Clique: NÃO.
Dessa forma você manterá a foto com a resolução que foi batida, para o caso de futuramente mandar imprimir, e terá uma cópia que você selecionará para colocar na internet. (RiodeJaneiro.04 e RiodeJaneiro.04B).

Após baixar sua foto no Facebook e conferir se tudo está em ordem, sugiro apagar a cópia (B), ou seu computador ficará carregado com um monte de fotos que só vão encher seu disco rígido à toa.
Vejam os exemplos abaixo:

ORIGINAL, baixada em 48 segundos,











GIMP e OFFICE, baixadas em 9 segundos.










Não é facinho?

Aceitam um cappuccino?

Um comentário:

Petinati disse...

Arnaldo,

Li atentamente seu blog, muito bom como sempre.
Às vezes acho que você escreve poesia em prosa.

Depois, devagarinho, vou tentar entender o texto das fotos na
internet, coisa que quero aprender.

No capítulo dos provérbios enunciados pela sua mãe para
cada circunstância, por acaso ela era espanhola ou
descendente ? Minha avó espanhola tinha um provérbio
para cada ocasião, e eu decorei eles todos, e conservo
o hábito, repetindo-os, em espanhol, nas várias ocasiões.

Tinha uma amiga espanhola que constantemente dizia um deles,
e eu fui colecionando. Tinha os provérbios da minha avó, os
da minha tia, os da minha amiga espanhola, emprestei todos
eles para outra amiga que era estudiosa disso mesmo.
Passado algum tempo ela faleceu e perdi esse material,

Ah! Minha neta foi à Espanha fazer um curso, há um ano,
eu pedi, e ela me trouxe o livro "Dicionario de Refranes,
Dichos y Proverbios", onde me abebero (?) da lingua espanhola.

Outra coisa que vi no seu blog foi sobre carteira de habilitação.
Onça, eu fiz a prova em 1957, quando a propina já era
institucionalizada. Pois bem, eu fui lá (a prova era na frente
do Estádio do Pacaembu, as provas de ladeira eram naquelas
ruas dos arredores, e a baliza na frente do Estádio), fiz
a prova, e ..... passei ! À noite, quando contei para minha
então noiva, e o irmão dela, nenhum dos dois acreditou.
Espero que você acredite.

Finalizando, peço aceitar e transmitir à sua esposa os meus
sentimentos (tardios) pelo falecimento de Da. Marília.

Abraços,

Petinati