domingo, 3 de maio de 2009

Comportamento de manada

Ando muito abismado com o que é feito com a Humanidade nos dias de hoje.
É certo que não sei como era, veridicamente, em tempos idos. Sei o que contaram os historiadores dos vencedores.
Todavia, hoje em dia as coisas são rápidas o suficiente para sufocar a capacidade de pensamento sóbrio e lógico das pessoas, transformando-as em uma massa com raciocínio inferior a um bando de gnus fugindo de leões; os primeiros fogem de imaginários; os segundos, de leões reais.
Gnus correm de forma aleatória para despistar seus predadores.
Os humanos fogem de forma irracional, enchendo os bolsos de espertinhos ou os egos de oportunistas.
Rio e fico imaginando a satisfação desses espíritos de porco que vivem querendo apavorar pessoas.
Ou a alegria dos chefes de pauta que tem assunto para preencher jornais, radiojornais ou telejornais.
Eles nos passam a impressão que há um vírus do lado de fora da porta de casa aguardando nossa saída para infectar-nos de forma definitiva.
Minha felicidade está nos grotões de sanidade, alguns dos quais eu convivo. Recebi um e-mail muito lúcido do meu amigo Adelmo que desmistificou, com sabedoria, essa crise.
Há muitos anos atrás eu usei uma máscara que efetivamente filtrava o ar para evitar crises asmáticas e as pessoas me perguntavam se era por causa do Michael Jackson que eu estava usando a proteção. Sempre soube que essa máscara que todo mundo está usando só serve para evitar que o doente contagie o sadio, e não o inverso. Mas teve gente que acabou com o estoque das máscaras em farmácia, por conta do egoísmo e falsa proteção.
Vocês se recordam da crise da febre amarela no interior do país? E daquelas pessoas que tomaram a vacina duas, três vezes, sem pensar nos vizinhos para quem sua dose dupla ou tripla poderia fazer falta. Quando um desses ignorantes morreu, muitos ficaram apavorados ao ver que seu umbigo estava ameaçado por sua falta de solidariedade.
Vocês recordam quando os jovens não podiam mais andar de tênis novos ou de cabelos compridos?
Faz tempo que isso aconteceu?
E esta última crise financeira mundial? Foi a coisa mais louca que eu já presenciei na minha vida toda.
Empobreceu muita gente, mas será que empobreceu todo mundo?
Pois é, daí começam a surgir “As teorias da Conspiração” por que o campo, definitivamente, é farto.

Finalizo contando um caso para vocês e vou deixar por sua conta imaginar a cena por completo.
Minha mulher chegou com o nariz tapado, febre e dores no corpo inteiro a um Pronto Socorro, no sábado passado. Era uma crise de sinusite.
Imaginem o que aconteceu quando olharam para o agasalho dela e leram: HARD ROCK CAFÉ, "CANCUN"

Aceitam um lingüiça?

Um comentário:

Eduardo disse...

Oi Onça!

Dá até para imaginar o ocorrido.
Como se diz no Rio Grande: novilho não gosta de andar desgarrado.

Abraços pra ti e espero que a pretinha tenha melhorado.

Eduardo