sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Um engodo repetido

Formulei uma queixa no CONAR, Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária que, ainda pense não terá efeito algum, pelo menos serviu para registrar minha indignação.
Vocês devem ver regularmente propagandas, principalmente de automóveis, que, ao final, aparecem por um ou dois segundos uma série de restrições que devem desdizer ou restringir tudo que lhe foi informado.
Esses dizeres ferem o Código do Consumidor ao serem colocados com letras minúsculas, o que, por si só, já é um engodo. Vejam nas fotos abaixo a enorme desproporção entre as palavras que compõe a marca e as letrinhas das mensagens.
Uma pessoa razoavelmente letrada – talvez seja meu caso – ainda que tenha uma leitura boa e rápida – como é meu caso – levará pelo menos quinze segundos para ler todas as informações ali contidas. Mas isso é impossível: a imagem some logo depois de surgir na tela.

Fico me perguntando por que há tantos anos essa prática espúria consegue se manter viva, sem uma ação contundente do CONAR, PROCON ou Ministério Público.

Só quando o incauto consumidor chega ao antro dos pilantras, alcatéia faminta ou pátio dos leões, fica sabendo que aquilo que viu na televisão “não é bem assim”. Mas aí ele já está cercado de predadores extremamente preparados e treinados para efetuar a venda de qualquer forma.
Ele está lá por que quer comprar; está fragilizado e os vendedores sabem disso.

Vejam alguns casos que selecionei a esmo:

PERNAMBUCANAS
Tempo de exibição da mensagem: 2 segundos.
Número de linhas: 10 além do título.

Texto:
Preços: à vista, ilegível ou dinheiro; a prazo: pelo Cartão Pernambucanas, com até 30 dias para pagar, sem acréscimo. Condições: até 10 vezes (1+9), sem juros, no Crédito Pernambucanas, válida somente para produtos anunciados com ilegível condição. Crédito sujeito a aprovação, valor mínimo por parcela R$5,00.
Depois disso disserta sobre as condições para abertura de crédito, os índices de juros e IOF, Tarifa de Ressarcimento (?), Estoque de peças (3 por artigo), período da campanha e telefones da Central de Atendimento e Ouvidoria.

Já as fábricas de automóveis colocam sempre o símbolo do IBAMA, para induzir o consumidor a creditar que o carro não polui.

RENAULT
Tempo de exibição da mensagem: menos de 2 segundos.
Número de linhas: 10, além do título.

Não consegui entender nada o que estava escrito. A foto está aí, fique à vontade.




CHEVROLET
Tempo de exibição: inferior a um segundo.
Número de linhas: 9, além de dois títulos e subtítulo.

Texto:
Cálculo efetuado para um veículo Celta 1.0 Life Flexpower, 2 portas, pacote PtA, ano de fabricação 2010 e ano de modelo 2011, com preço promocional à vista a partir de R$23.990,00 ou através de plano de financiamento sem entrada, em 60 parcelas mensais de R$599,50, e taxa de 1,28% a.m., CET: 10,00% a.a, com valor total financiado de R$35.010,00. Depois fala de Plano de financiamento, validade da oferta para ontem e hoje, (9/12/2010 a 10/12/2010 e outras coisas ilegíveis e os telefones de praxe.


FORD:
Tempo de exibição: 2 segundos.
Número de linhas: 16, além do símbolo, título, subtítulo de duas linhas.

Texto: “Promoção ‘Quem tem está se dando bem’ (válida até 12/01/2011) ou enquanto durar o estoque – 100 unidades Ford KA” e por aí vai.







16 linhas, 2 segundos.
Nesse tempo talvez só consiga dizer:
E agora, que tal se fossemos tomar um cappuccino?



Dedicada ao meu padrinho Antonio João, um homem que luta pela decência neste país, por seu aniversário.

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